8 de novembro de 2004 - 07:21

PSF de Deodápolis recebe equipamentos

A Prefeitura de Deodápolis, através do PSF (Programa de Saúde da Família) vinculado à secretaria municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, tem prestado relevantes serviços na segurança da saúde da população deodapolense, no que diz respeito à saúde da população deodapolense, especificamente às famílias que se encontra dentro da microárea, ou seja, o setor de abrangência do PSF no município. Ressaltando ainda que o município dispõe também do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) que cobre as demais regiões da cidade e nos quatro distritos contidos no município.

O Dr. Hudson Peres, responsável pelo PSF, afirma que a função do referido programa, “está relacionada diretamente com a segurança da saúde com uma humanização maior no atendimento às famílias e o verdadeiro resgate da cidadania”, disse o médico, ressaltando ainda que, “para que isto aconteça, são realizadas visitas periódicas às famílias que estão dentro da contextura geral do programa”, relata Hudson.

O PSF de Deodápolis mantém expediente de segunda a sexta-feira, das 07 às 11hs e das 13 às 17 hs, sendo que, o período matinal é reservado para procedimentos internos. O período da tarde é ocupado com trabalhos relacionados a palestras, visitas e outros atendimentos diversos. Todas as segundas e quintas-feiras são destinadas aos atendimentos às gestantes. Às sextas-feiras são reservadas para reuniões internas com toda a equipe de funcionários para discutirem assuntos relacionados às visitas e os problemas detectados, além de repassarem informações e metas de trabalhos para a semana seguinte.

Os recursos financeiros que mantém em funcionamento o PSF são tripartite, oriundos da União, Estado e Município. O Programa de Saúde Familiar, além de atender sua área jurisdicionada, ou microárea como é chamada, atende também a Escola-Creche Municipal “Cantinho dos Sonhos”, CCI (Centro de Convivência de Idosos) e a Escola Estadual Scila Médice. Para atender toda esta clientela o PSF dispõe de 01 médico, 01 enfermeira, 01 auxiliar de enfermagem, 01 recepcionista, 01 ajudante geral e 09 ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

Durante o mês de outubro foram realizadas cerca de 30 visitas domiciliares com a participação do médico, 62 com a presença de enfermeiro, 40 com profissionais de nível médio e 1.477 através dos Agentes Comunitários de Saúde. Totalizando 1.609 visitas efetuadas com a realização de vários procedimentos, tais como, atendimentos a portadores de diabetes, hipertensos, atendimentos individuais com enfermeiro, além de inalações, injeções, prevenção do câncer cérvico-uterino, pré-natal, radiodiagnóstico e dezenas de outros atendimentos relativos à saúde familiar.

 

Mobílias e Equipamentos

O PSF de Deodápolis recebeu no final da semana, através da Secretaria de Estado de Saúde, várias mobílias e equipamentos para o melhor atendimento à população. Foram recebidos 01 aparelho autoclave (estufa), 02 geladeiras para conservação de vacinas, 01 aparelho dopper fetal (sonar), 02 armários, 02 macas, 02 cadeiras giratórias, 01 impressora, 01 fogão, 01 antena parabólica e seus acessórios, 01 videocassete e 01 TV 20”.

Conforme informações da enfermeira Juliana Matos, os equipamentos de TV e vídeo, “serão utilizados através das administrações de palestras, orientações educacionais, além de outros programas relativos à saúde familiar”, comenta Juliana.
 
 
Fátima News