6 de novembro de 2004 - 07:36

Prouni já possui mil adesões em todo o país

Das 1652 instituições privadas de ensino superior do Brasil, 1001 já aderiram ao programa Universidade para Todos. Segundo o ministro da Educação, Tarso Genro, as "expectativas foram superadas", já que o objetivo inicial do programa era disponibilizar 70 mil vagas por ano para os alunos de baixa renda e até o momento já se tem 81.791 vagas.

"O ProUni é um programa de criação de bolsas integrais e parciais. Tem o objetivo de ampliar o número de alunos no ensino superior. Com o aumento das vagas, as expectativas também aumentam", explica o ministro.

O secretário executivo Fernando Haddad lembrou que esse número de adesões pode ser alterado para mais ou para menos, de acordo com os desdobramentos do processo de adesão. O prazo para as instituições que desejarem ingressar ao programa foi prorrogado até a próxima segunda-feira (8).

Quarenta e oito mil bolsas serão integrais, ou seja, terão custo zero para o aluno. O restante delas terá financiamento parcial. O programa oferece bolsa integral para estudantes com renda de até um salário mínimo e meio (R$ 390,00) por pessoa da família e bolsa parcial para aqueles cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos (R$ 780,00). O estudante dever ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou instituição privada com bolsa integral. A seleção será feita com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004.

Das vagas previstas para o programa, 50% vão para a região sudeste. Para Fernando Haddad, esse percentual se explica pela quantidade de alunos matriculados em instituições públicas. "Em São Paulo, por exemplo, apenas 8% dos alunos estão matriculados em instituições públicas. Então o programa vem para equilibrar esse dado e diminuir as distorções do ensino superior."

O secretário disse que as expectativas de adesão das associações mantenedoras se confirmaram e "saudaram o programa pelo caráter social e pelos benefícios que traz para o setor da educação". "É um bom sinal para alunos, é uma notícia para as instituições e uma boa parceria que está sendo feita entre o setor público e privado em prol dos alunos de baixa renda."

A proposta deve ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) pelo site www.mec.gov.br/prouni.