5 de novembro de 2004 - 17:53

Comissão do MEC vai elaborar políticas de educação indígena

Uma comissão especial da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) vai elaborar políticas de educação superior indígena. A Portaria do Ministério da Educação nº 52, que criou o grupo, foi publicada no "Diário Oficial da União".

O objetivo da comissão é formular plano com programas especiais para a formação de professores indígenas em nível superior. A preparação de educadores capazes de atuar em escolas para índios é um dos desafios do MEC (Ministério da Educação).

As políticas a serem implementadas devem ser compatíveis com a diversidade étnica do Brasil. De acordo com o último censo escolar, há 2.233 escolas indígenas no país. Caberá à comissão especial mapear as ações já desenvolvidas pelas universidades, propor a regulamentação dos cursos superiores específicos de formação de educadores indígenas e conceder certificação aos professores graduados.

O prazo para a elaboração de um projeto inicial é de 120 dias, prorrogável por igual período. Outra preocupação do governo é democratizar o acesso e a permanência dos índios no ensino superior por meio das políticas que serão elaboradas pela comissão.
 
 
Folha Online