5 de novembro de 2004 - 14:43

Erro de computador beneficiou Bush em eleições

Um erro de computador em uma seção eleitoral no disputado estado de Ohio (norte) beneficiou com 3.893 votos o republicano George W. Bush apesar de, segundo o cálculo oficial, só ter recebido 365 votos, informou nesta sexta-feira o jornal Columbus Dispatch.

Foram os eleitores que alertaram as autoridades depois da divulgação dos resultados, seção por seção, no site oficial do condado de Franklin, onde está situada a capital de Ohio, Columbus.

Os resultados publicados no site davam 4.258 votos para Bush contra 260 para seu adversário democrata, John Kerry, nesse centro de votação, onde apenas 638 eleitores votam.

Essa diferença entre o número de eleitores e o número de votos obtidos pelos dois candidatos ajudou os eleitores a lançar o alerta. O encarregado das eleições no condado de Franklin, Matthew Damschroder, informou que, de fato, Bush recebeu 365 votos nessa seção, contra 260 para Kerry. Os outros 13 votos foram para os demais candidatos.

Damschroder assegurou que o erro teria sido descoberto durante as operações de verificação da contagem oficial das cédulas eleitorais, previsto para as próximas semanas. Ele explicou ter sido um erro do computador.

 

AFP / Terra