5 de novembro de 2004 - 13:17

Nordeste é a região mais beneficiada pelo Bolsa Família

De cada dez famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, seis estão na região Nordeste, segundo dados do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Do total de famílias atendidas pelo programa, de acordo com um gráfico elaborado pelo ministério, a maior parte está na região Nordeste, seguida do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

De acordo com o diretor de gestão de Transferência de Renda, Sérgio Paganini, do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o gráfico sobre o pagamento do Bolsa Família precisa ser adequado à situação de pobreza de cada região. "A região Nordeste, que seguramente é a mais pobre do país, porque concentra em seus nove estados 46,9% da pobreza do Brasil, está recebendo 54,7% dos recursos do Bolsa Família. O Sudeste, onde estão as grandes áreas metropolitanas onde moram grande número de famílias carentes, aparece na segunda região mais beneficiada, com 24% dos recursos. A região Sul detém 9,2%, seguido do Norte com 8,2% e o Centro-Oeste com 3,9%, informa o diretor.

Paganini disse que, enquanto no Nordeste existe uma plena integração dos prefeitos ao programa, a região Centro-Oeste registra o menor índice de beneficiados com o Bolsa Família. "O que chama mais a atenção é o Centro-Oeste. O estado de Goiás, por exemplo, tem alguns municípios com o nível muito baixo de cadastramento", alerta.

Sérgio Paganini lembrou que as prefeituras devem cadastrar as famílias de baixa renda dos municípios para que o pagamento do programa seja feito. Disse ainda que, até o final do ano, 6,5 milhões de famílias carentes estarão sendo beneficiadas pelo programa Bolsa Família. No ano que vem, esse número vai aumentar para 8,7 milhões, afirmou.
 
Agência Brasil