5 de novembro de 2004 - 08:49

Arafat estaria sendo mantido vivo por aparelhos

O estado de saúde de Yasser Arafat, internado na UTI de hospital francês, continua sendo fonte de controvérsias nesta sexta-feira. Dois altos funcionários do governo americano informaram que Arafat, de 75 anos, está sendo mantido vivo por máquinas, segundo a CNN. A emissora afirma também que autoridades francesas, israelenses e egípcios estão resolvendo junto a familiares e assessores onde Arafat seria enterrado.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) sempre manifestou desejo de ser enterrado em mesquita em Jerusalém, mas Israel reiterou ontem que não permitirá que ele seja enterrado na cidade santa, onde a entrada de palestinos é restrita.

Hoje, a enviada da Organização pela Libertação Palestina (OLP) a Paris, Leila Shahid, afirmou que o coma de Arafat seria irreversível ao mesmo tempo que explicou que ele se encontra entre a vida e a morte. Shahid reforçou que o líder palestino não teria tido morte cerebral, como informaram desde ontem fontes médicas francesas e a imprensa israelense.

Ainda segundo a CNN, um oficial israelense não confirmou nem negou as informações de que negociações sobre o lugar do enterro de Arafat estão sendo feitas. A fonte, não identificada, afirma que não irá discutir a questão enquanto não for divulgado um relatório oficial sobre o estado de Arafat.

Terra Redação