5 de novembro de 2004 - 08:46

Ministério defende desenvolvimento de cooperativas

O país se prepara para colher uma supersafra de grãos. A última previsão da companhia nacional de abastecimento é de uma colheita de 130 milhão de toneladas. Só a soja deve responder por quase metade de toda produção brasileira.

 

Em entrevista ao Bom Dia MS, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou que são dados otimistas e que retratam o crescimento da agricultura no país.

 

Ainda conforme o Rodrigues, o ministério está estimulando a criação e desenvolvimento de cooperativas com o objetivo de auxiliar na melhor comercialização dos produtos brasileiros. Um ponto importante, segundo o ministro é com relação ao combate à febre aftosa. “Se o Brasil não acabar com a aftosa, a aftosa acaba com o sistema de pecuária do Brasil”, disse. Ele ainda lembrou o foco de febre que surgiu no Amazonas e que originou a suspensão por parte da Rússia da carne brasileira.

 

Com relação a soja transgênica, o ministro disse o mercado de exportação dos grãos está aberto para o país. “O que o mercado mundial quer saber se a soja é transgênica ou não. Desde a gente informe a quantidade de transgenia na rotulagem o mercado internacional comprará normalmente”, concluiu.
 
 
 
TV Morena