5 de novembro de 2004 - 07:15

Doação de sangue mobiliza a cidade

A prefeitura de Mundo Novo através da secretaria de Saúde em parceria com o Hemocentro de Mato Grosso do Sul, realizou mais uma campanha de doação de sangue. A campanha teve como objetivo ampliar o número de doadores no município e com isso contribuir para que o Hemocentro seja abastecido com um número maior de bolsas de sangues que são usadas diariamente para salvar vidas.
Segundo a secretária de Saúde de Mundo Novo, Íris Dall”Acqqa, Mundo Novo vem trabalhando no sentido de que os participantes das campanhas possam tornarem-se doadores de sangue regulares, contribuindo para a manutenção dos estoques dos hemocentros.
Segundo informações, grande maioria de doadores de sangue ao Hemocentro, são de reposição, ou seja, de pacientes que já receberam transfusão e a família vem para repor o estoque. Por isso as campanhas feitas no interior do Estado estão tomando cada vez mais importância. Em Mundo Novo a campanha durou todo o dia no Posto Central de Saúde.
Puderam doar sangue as pessoas que: estavam em boas condições de saúde; tinham entre 18 e 65 anos; pesavam, no mínimo, 50 quilos; não usam drogas; não possuem múltiplos parceiros; não tenham doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal ou epilepsia; nunca tenham tido doenças de chagas ou malária; não tenham contraído sífilis, hepatite e não tenham tido contato com o inseto barbeiro.
 
 
Diário MS