4 de novembro de 2004 - 15:31

PF prende políticos do Amapá e do Pará

O novo senador do Pará, Fernando Flexa Ribeiro (PSDB), foi preso hoje pela manhã em sua residência em Belém por agentes da Polícia Federal, acusado de irregularidades em licitações públicas no Amapá. Flexa, que é dono da construtora Engeplan, foi um dos presos durante a Operação Pororoca, que cumpre mandados em Minas Gerais, Pará e Amapá e no Distrito Federal. Além dele, foi preso também na capital paraense o empresário Eduardo Boulhosa, sócio de Flexa na Construtora Habitare. Flexa Ribeiro, que é suplente do atual senador e prefeito eleito de Belém, Duciomar Costa, deve assumir o mandato em 1º de janeiro.

Segundo a Polícia Federal, no Pará são quatro mandados de prisão. Os dois outros mandados ainda não foram cumpridos porque os demais empresários ainda não foram encontrados, um deles teria viajado para Brasília.

No total estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Macapá, Belo Horizonte, Belém e Brasília. Trinta pessoas são acusadas de participarem das fraudes. Entre elas, o empresário Sebastião Ferreira da Rocha, o Bala. Ele foi candidato a prefeito de Macapá nas últimas eleições. A quadrilha usava senhas do Sistema de Administração Financeira da União (Siafi) e da Receita Federal para fraudar as licitações. Estão sendo utilizados 170 policiais na operação. As investigações vem sendo realizadas há dois anos.

 

Estadão