4 de novembro de 2004 - 14:55

Iplan de Dourados forma monitores para o meio ambiente

O Programa Municipal de Educação Ambiental, desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, por intermédio do Instituto do Planejamento e Meio Ambiente – Iplan, está formando monitores ambientais em seis escolas municipais localizadas nas imediações de córregos e fundos de vale para participem do projeto de recuperação ambiental.

A bióloga Daniela da Silveira, coordenadora do programa, explicou que o Iplan desenvolveu esse projeto desde o ano passado, envolvendo as escolas municipais Elza Farias, Weimar Torres, Lóide Bonfim de Andrade e Neil Fioravante (Caic), que indicaram 10 alunos cada para o monitoramento ambiental.

Também participam do programa as escolas Januário Ferreira de Araújo e Efantina de Quadros, que não indicaram monitores; os grupos escoteiros Dourados, São Jorge e Laranja Doce; Escola Agrotécnica Municipal Padre André Capelli e o Gape – Grupo de Ação e Proteção à Ecologia.

Na última quarta-feira, técnicos do Iplan realizaram uma reunião com os 40 monitores ambientais, das quatro escolas participantes, para traçar metas com a finalidade de recuperar a mata ciliar dos córregos em suas respectivas áreas de atuação e agir pela preservação das reservas ambientais existentes.

Daniela destacou que os estudantes foram capacitados e orientados para adotarem a postura de proteção e conservação do meio ambiente em cada área específica e já realizaram atividades relacionadas à recuperação ambiental, como o plantio de mudas de árvores à margem do córrego Rego D´Água.

Segundo Daniela, a próxima atividade do projeto é o plantio de mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas nas nascentes do córrego Água Boa, localizadas no Parque Antenor Martins, com o objetivo de recuperação dessa área e manutenção das minas de água, popularmente conhecidas como “olhos d´água”, existentes no interior do parque.

O diretor do Iplan, Mário Cezar Tompes da Silva, destacou a importância desse programa para conscientizar as crianças da necessidade de contribuírem para a proteção e recuperação do meio ambiente. “Cada estudante monitor ambiental terá a função, também de levar os objetivos de seu trabalho para seus colegas e suas famílias, ampliando o leque de conscientização ambiental”, destacou ele.
 
 
 
 
Agência Popular