4 de novembro de 2004 - 13:51

Arafat morre na França após uma semana hospitalizado

Iasser Arafat, 75, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o mais importante líder palestino, morreu hoje na França após ficar internando sete dias. Seu estado de saúde agravou-se no último dia 27, quando desmaiou durante um jantar.

Arafat foi levado à França na última sexta-feira (29) e internando no hospital militar Percy, em Clamart [sudoeste de Paris], que possui um moderno departamento de hematologia no qual pacientes com doenças causadas por problemas com sangue fazem tratamento.

O governo palestino diz que Arafat tinha uma forte gripe e problemas estomacais, o que debilitou seu estado geral de saúde, mas especulava-se a possibilidade de o líder palestino estar com leucemia, devido informações apresentadas em seu exame de sangue feito quando ele ainda estava na Cisjordânia. Nesta terça-feira, médico do hospital Percy, após receberem resultados de exames, descartaram a possibilidade de o líder palestinos estar com câncer.

Médicos de Arafat, no entanto, dizem que e ele sofre de uma anomalia sangüínea ainda não identificada.

Seu estado de saúde tornou-se bastante delicado na última quarta-feira (27), quando, após vomitar, ele desmaiou e teria ficado inconsciente durante dez minutos.

A assessoria do líder palestino informou ontem que Arafat foi levado para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) depois de um agravamento de seu estado de saúde, mas acrescentou que sua vida não corre perigo.
 
Folha Online