4 de novembro de 2004 - 07:00

Reeleito, Bush promete combater

Menos de 24 depois do fim das eleições nos Estados Unidos, o republicano George W. Bush está reeleito para a Casa Branca e vai cumprir novo mandato de quatro anos. Em discurso para milhares de republicanos no centro da capital americana, Bush disse que vai "fazer o melhor todos os dias", enquanto presidente da República, para garantir segurança e crescimento econômico. Ele ressaltou as ações realizadas pelo Partido Republicano desde o ano 2000, quando assumiu a Presidência dos Estados Unidos. "Promovemos o crescimento econômico, cortamos impostos. Estou orgulhoso por liderar este país", afirmou.

Bush elogiou o senador John Kerry, seu adversário na eleição presidencial, e ressaltou o "espírito democrático" do candidato ao longo da campanha. "Tivemos um ótimo telefonema nesta manhã, disse Bush, acrescentando que Kerry teve o espírito da campanha. Os seus apoiadores têm do que se orgulhar", enfatizou Bush.

No discurso da vitória, Bush falou também sobre o combate ao terrorismo e a invasão do Iraque - principais temas de sua campanha eleitoral na corrida à Casa Branca. Segundo o presidente americano, os Estados Unidos fizeram "justiça ao inimigos e honra aos americanos". Bush reafirmou a disposição de implantar um sistema democrático no Iraque e no Afeganistão, e ressaltou que a liberdade deve ser um valor perseguido nesses países.

Segundo o presidente, o combate ao terrorismo estará no centro do governo nos próximos quatro anos. "Cada criança americana poderá viver livre e em paz", afirmou. Bush pediu o apoio de todos os americanos para conseguir implementar as suas principais promessas de campanha. "Farei tudo o que eu puder para merecer a confiança de voces", disse ele.

O presidente fez um agradecimento especial à mulher, Laura Bush, às filhas, e a todos os parentes espalhados pelo país. Bush tambem agradeceu o empenho dos militantes republicanos, e disse que "não há limites para construir uma grande América", caso toda a população se una em torno das propostas de governo.

Apuração

Ao contrário do que ocorreu nas eleições de 2000, neste ano a apuração dos votos nos Estados Unidos transcorreu de forma rápida e sem levantar suspeitas sobre a reeleição de George W. Bush. Em Ohio, estado em que a disputa entre Bush e Kerry foi mais acirrada, a apuração foi concluída sem necessidade de contagem de votos, como ocorreu no estado da Flórida em 2000.

Apenas dois estados ainda não concluíram a apuração: Novo México e Iowa. Como os dois estados somam apenas 20 votos no colégio eleitoral americano, Bush já está reeleito. O presidente garantiu 272 votos no colégio eleitoral. Kerry ficou com 252.

O Partido Republicano também saiu vitorioso nas eleições para o Congresso. Elegeu 231 deputados, enquanto o Partido Democrata ficou com 200. Para controlar a Câmara Federal norte-americana, um partido precisa de pelo menos 218 parlamentares. No Senado, os republicanos tambem conquistaram a maioria dos votos. Como apenas um terço das vagas foi renovado, o partido de George W. Bush vai totalizar 55 senadores, contra 44 democratas.

 

 

 

Agência Brasil