3 de novembro de 2004 - 16:47

Equipe Galopa Lamparina embarca nesta quarta para Maceió

A Equipe Galopa Lamparina, vencedora da etapa estadual do Desafio Sebrae 2004, embarca na madrugada desta quarta-feira, 4 de novembro, para Maceió (AL), onde no mesmo dia inicia a disputa da semifinal nacional da competição. Estarão participando dessa fase do jogo virtual de administração de empresas 32 equipes, sendo as 26 campeãs estaduais, uma equipe do Distrito Federal, e as cinco vice-campeãs dos estados com maior número de inscritos.

Da semifinal nacional se classificarão para a finalíssima em Brasília (DF) oito equipes, e cada membro receberá um computador. Os grandes vencedores da etapa final do jogo receberão como prêmio uma viagem internacional de dez dias a um centro de referência mundial de empreendedorismo.

A equipe campeã estadual é formada por quatro acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): Diego Souza Campos, Eduardo Oliveira de Souza, Edgard Arakaki e Hélio de Paiva Júnior. Eles estarão participando da semifinal nacional acompanhados pela interlocutora do Desafio Sebrae em Mato Grosso do Sul, Viviane Alderete.

Segundo Edgard Arakaki, a semifinal é uma fase nova da competição, em que os competidores praticamente começam do zero o jogo. “É uma etapa nova e diferente, em que encontraremos equipes muito competitivas, como já foi a final estadual, onde o resultado foi definido somente na última rodada”, disse.

Outro membro da equipe, Eduardo Oliveira diz que também espera uma disputa muito equilibrada. “Temos mantido contado por e-mail com algumas equipes de outros estados que também disputarão a semifinal, e a expectativa de todos é a mesma, uma competição muito equilibrada. Mas estamos confiantes de que conseguiremos uma das vagas para a final nacional realizando o mesmo trabalho que fizemos nas fases estaduais”.

Já na opinião de Hélio Paiva Júnior, dar continuidade a estratégia que a equipe adotou nas etapas anteriores do Desafio Sebrae será importante, mas os membros do time estarão preparados para eventuais mudanças de última hora, em razão das necessidades do jogo, será fundamental para chegar a final nacional.

Em contrapartida, Diego Souza explica que a equipe deverá se organizar melhor para conseguir mais agilidade na tomada das decisões. “Como essa é uma disputa que acontecerá de forma presencial e como as decisões deverão ser tomadas com mais rapidez, haverá mais tensão envolvida, o que vai requerer da nossa parte mais organização para que tenhamos respostas mais precisas e em menor espaço de tempo”.

Para chegar à vitória na etapa estadual da competição com 86.14 pontos, a equipe Galopa Lamparina disputou a competição com 1.271 estudantes de todo o Estado, divididos em mais de 200 equipes. Somente a disputa da final estadual envolveu 37 competidores (incluído os quatro do time vencedor), divididos em oito equipes.

A final nacional do Desafio Sebrae será promovida entre os dias 25 e 27 de novembro, no Pontão do Lago Sul, em Brasília.
 
 
 
 
Fátima News