3 de novembro de 2004 - 13:25

Previsão alerta para o risco de tempestades no RS

A Defesa Civil está em alerta no Rio Grande do Sul, que pode ser atingido por violentos temporais, queda de granizo e rajadas de vento forte a partir de hoje e até a próxima sexta-feira.

A previsão afirma também que o Estado ainda corre o risco de enfrentar elevação do nível dos rios e córregos em áreas urbanas e rurais, principalmente no sul e oeste do Estado.

Chuvas fortes já foram registradas nesta manhã na região da fronteira com o Uruguai e nas próximas horas a instabilidade pode se estender para várias outras áreas.

Segundo a Defesa Civil gaúcha, moradores de áreas ribeirinhas e de risco devem ser alertados sobre a necessidade de deixar as casas preventivamente em caso de rápida elevação de rios e córregos vizinhos.

O trânsito também preocupa devido à possibilidade de alagamentos em áreas urbanas e rodovias.

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, com base na análise de índices de instabilidade, também considera provável a ocorrência dos temporais.

A instabilidade é resultado da rápida intensificação de uma frente fria, associada a diversos sistemas de baixa pressão, o que estimula a formação de áreas de instabilidade dentro da massa de ar quente e úmido de origem tropical que cobre a faixa central do continente.
 

 

 

Terra Redação