3 de novembro de 2004 - 09:47

Sebrae/MS promove Mercado Solidário em Dourados

O Sebrae/MS em parceria com a Associação Comercial e Industrial, prefeitura Municipal, Fundação de Cultura e de Esportes, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária e o Idaterra, promove em Dourados entre os dias 5 e 7 de novembro, a primeira edição do Mercado Solidário. O evento reunirá 44 grupos produtivos de 11 municípios.

Segundo o coordenador do Núcleo Regional do Sebrae/MS no município, Assis Luiz de Souza, durante os três dias do Mercado Solidário os empreendedores desses grupos terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, participar de palestras e clínicas tecnológicas, acompanhar apresentações culturais – que incluem música, dança e teatro.

A feira funcionará na Praça Antônio João, onde também acontecerá a abertura, as apresentações culturais e algumas oficinas. As palestras e as outras oficinas serão realizadas na ACID.

Estarão participando empreendedores das cidades de Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo, Ponta Porã e Rio Brilhante, que estarão comercializando artesanato, móveis, produtos de limpeza e confecções, além de produtos típicos da culinária da região.

O projeto – A primeira edição do projeto foi realizada em dezembro do ano passado, em Campo Grande. Em 2004, o Sebrae/MS já levou o Mercado Solidário a Três Lagoas, em junho, o promove em Dourados na próxima semana, e até o fim do ano o realiza novamente em Campo Grande.

Com o Mercado Solidário, o Sebrae/MS tem o objetivo de fortalecer a economia no Estado, estimulando o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo de modo a criar alternativas de geração de emprego e renda. Ao mesmo tempo, o evento fomenta a criação de redes de empreendimentos solidários com incentivo ao consumo.

A gestora de Acesso a Mercados do Sebrae/MS, Rose Ane Vieira, disse que a expectativa em relação ao evento é que ele possibilite a integração entre os vários grupos produtivos do município e região, e mais que isso, que sensibilize a população local para a importância de comprar produtos desses grupos.

“Queremos que a sociedade perceba que é importante comprar produtos desses grupos produtivos, porque assim vai estar estimulando a economia solidária, contribuindo para gerar empregos e para o desenvolvimento do seu município”.

            A abertura do Mercado Solidário em Dourados será realizada às 16 horas, com a presença do prefeito da cidade, Laerte Tetila e o diretor superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone Martins.

 

 

Confira a programação completa do evento 

 

5/11

16 horas – Abertura do Mercado Solidário, com a presença do prefeito Laerte Tetila e diretor superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone Martins;

16h30 – Programação cultural: apresentação do Quinteto Dourabless, na Praça Antônio João.

16h30 – Palestra: Higiene e Manipulação de Alimentos, na ACID;

18 horas – Programação cultural: apresentação de capoeira e de dança de rua por grupos de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do trabalho Infantil, na Praça Antônio João;

19 horas – Programação cultural: apresentação da Cia Atroá e sorteio de brindes, na Praça Antônio João;

20 horas – Programação cultural: apresentação da Cia Atroá e sorteio de brindes, na Praça Antônio João;