3 de novembro de 2004 - 07:49

Petróleo sobe com vantagem de Bush sobre Kerry

O preço do petróleo no mercado internacional registrou valorização hoje, após dois dias em queda, devido à vantagem do presidente americano e candidato republicano à reeleição, George W. Bush, sobre o democrata John Kerry.

Em Londres, o barril de petróleo do tipo brent para entrega em dezembro registrou valorização de até 2,3%, para US$ 47,60. Em Nova York, durante as negociações eletrônicas de pré-abertura do pregão, o barril avançou até 1,4%, para US$ 50,29.

Na última semana, a cotação do petróleo recuou quase 10% com a expectativa de vitória de Kerry e com estimativas de crescimento das reservas dos EUA.

Apesar da política de Kerry para o petróleo ainda ser uma incerteza, o mercado vê em Bush um fator de incerteza para os preços futuros. Durante o governo do republicano, a cotação do petróleo subiu 60% e boa parte desse salto deve-se a políticas beligerantes de Bush para o Oriente Médio, principal região exportadora de petróleo do mundo.

O preço da commodity também vem cedendo nos últimos dias devido a novas estimativas sobre a capacidade de crescimento da economia mundial em 2005. Como a aposta é de que haja uma menor expansão econômica, os investidores refazem para baixo as estimativas de consumo de petróleo.

Por último, os estoque dos EUA apresentaram crescimento nas últimas quatro semanas. O mercado especula que haverá um novo aumento nesta semana, o que ajuda a derrubar o preço da commodity.
 
 
Folha Online