1 de novembro de 2004 - 17:46

Serra pede transição semelhante à realizada entre FHC e Lula

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), disse hoje, em entrevista coletiva, que defende a adoção de um mecanismo de transição de governo na capital paulista semelhante ao que foi realizado por Fernando Henrique Cardoso na transferência do governo federal para o presidente Lula, em 2002. Serra afirmou que ainda não procurou e também não foi procurado pela atual prefeitura de Marta Suplicy (PT).
 
Serra disse aguardar um contato da parte da equipe da prefeita para definir como seria esse processo. "Creio que não caberia a mim lançar a ponte, o farei se a ponte não vier do outro lado", disse o tucano. Ele espera que ocorra um processo de transição nos dois meses restantes da gestão do PT, "para ir tomando conhecimento das questões que afetam o funcionamento da cidade e da prefeitura".

Serra também disse que o PSDB encara a vitória em São Paulo com humildade. Ele defende que "um partido democrático deve ser altivo na derrota e humilde na vitória". Ele ainda disse que o PSDB sabe separar os interesses do povo dos do partido e exemplificou isso dizendo que os tucanos nunca evitaram votar a favor de reformas do governo federal.

Ele não acredita em retaliações do PT, dificultando sua gestão. Espera uma oposição "que a democracia exige" e não a oposição que prejudica o interesse público.

O futuro prefeito avaliou que a eleição paulistana foi baseada em valores republicanos e se comprometeu a ser um "servidor" da população. Ele explicou que, de acordo com a perspectiva republicana, quem é eleito "é eleito para servir a população, não para mandar, fazer o seu papel, prestar esse serviço com autoridade. Vou assumir a prefeitura para servir a minha cidade e a população de São Paulo", afirmou.

Serra foi eleito no domingo ao derrotar a prefeita petista Marta Suplicy, que buscava a reeleição, com 54,86% dos votos válidos. Ele chega à prefeitura após três tentativas. Em 1988, perdeu para Luiza Erundina e, em 1996, ficou em terceiro lugar. Com a vitória de Serra, o PSDB faz o primeiro prefeito na cidade de São Paulo.

Terra Redação