1 de novembro de 2004 - 16:59

Serra diz que recebe vitória com humildade

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra, afirmou hoje que recebeu a vitória com humildade. "Encaramos nossa vitória com humildade. Um partido democrático deve ser altivo na derrota e humilde na vitória", disse Serra, em entrevista coletiva. Segundo ele, essa eleição "foi baseada nos valores republicanos e nos critérios corretos de administrar o governo".

Ele explicou que, de acordo com a perspectiva republicana, quem é eleito "é eleito para servir a população, não para mandar, fazer o seu papel, prestar esse serviço com autoridade. Vou assumir a prefeitura para servir a minha cidade e a população de São Paulo", afirmou.

José Serra chega à prefeitura após três tentativas. Em 1988, perdeu para Luiza Erundina e, em 1996, ficou em terceiro lugar. Com a vitória de Serra, o PSDB faz o primeiro prefeito na cidade de São Paulo.

Para ele, as eleições municipais fortaleceram a democracia."Democracia é sempre a possibilidade da alternância". Serra não acredita em retaliações do PT, dificultando sua gestão. Espera uma oposição "que a democracia exige" e não a oposição que prejudica o interesse público.

O prefeito eleito admitiu que os problemas da cidade são complexos e espera que ocorra um processo de transição nos dois meses restantes da gestão do PT, "para ir tomando conhecimento das questões que afetam o funcionamento da cidade e da prefeitura".

Ele disse que seu trabalho terá o apoio do governo do estado nas áreas em que pode haver ação conjunta, como as de transportes, educação, saúde e segurança. Serra se disse seguro de que, na esfera federal, o governo Lula continuará sua relação com São Paulo, "em função do interesse público e dos interesses da população da maior cidade brasileira".
 
 
 
Agência Brasil