1 de novembro de 2004 - 15:11

Ronaldinho e Kaká revivem duelo na Europa

O Barcelona, de Ronaldinho, e o Milan, de Kaká, se enfrentam nesta terça-feira no estádio Camp Nou em um duelo entre dois dos times mais "brasileiros" da Europa. O duelo, marcado para as 16h30 (de Brasília) e com acompanhamento em tempo real pelo Terra Esportes, pode começar a definir o Grupo F da Copa dos Campeões.

Jogando diante de sua torcida, o Barcelona tentará se vingar da derrota sofrida no dia 20 de outubro em Milão, quando perdeu por 1 a 0 para a equipe italiana, em um resultado considerado injusto pelos catalães e definido com um gol do atacante ucraniano Andreiy Shevchenko.

Aquela partida no estádio San Siro marcou o fim da invencibilidade do Barcelona na temporada 2004/2005, e desde então a equipe só venceu um dos três jogos que disputou. Neste sábado, o time empatou em 1 a 1 com o Athletic de Bilbao fora de casa, pelo Campeonato Espanhol.

Para atacar a equipe italiana, o técnico Frank Rijkaard deve escalar o brasileiro naturalizado português Deco e o espanhol Xavi no meio, com Ronaldinho mais adiantado, junto ao camaronês Eto'o e ao francês Giuly.

A única dúvida de Rijkaard está na defesa, pois o brasileiro Beletti se recupera de uma contusão e ainda é duvida.

Para avançar

Se o Barcelona tentará uma vitória para se recuperar do tropeço sofrido na Itália, o Milan entrará em campo sabendo que os três pontos praticamente garantiriam sua vaga nas oitavas-de-final do torneio de clubes mais importante da Europa.

Por isso, o treinador Carlo Ancelotti escalará a força máxima de sua equipe, com a exceção dos contundidos Stam e Inzaghi. Alessandro Costacurta não viajou a Barcelona por decisão técnica.

Ancelotti pôs vários reservas em campo na partida do Campeonato Italiano em que o Milan venceu o Sampdoria fora de casa por 1 a 0, neste sábado, com gol de Shevchenko no segundo tempo.

O ucraniano é uma das principais armas do Milan para a partida de amanhã. Seu parceiro no ataque vai depender da ousadia do técnico, que pode optar por uma escalação mais conservadora, com o brasileiro Kaká, ou por uma tática mais ofensiva, com o argentino Hernán Crespo.

Descansados, o brasileiro Cafu e o italiano Pirlo devem voltar ao time. O brasileiro Serginho pode substituir o holandês Clarence Seedorf.

O treinador do Barcelona, Frank Rijkaard, preveniu ao torcedor de seu time que na partida contra o Milan o único interesse são os pontos em jogo. Ele garantiu a mesma atitude no campo, mas pediu compreensão porque os interesses do clube só estão voltados para os pontos, a fim de que o time se mantenha com chances para chegar à próxima rodada.

"Amanhã o importante é o resultado. Entraremos em campo com a mesma mentalidade, mas o que nos interessa é o resultado, que os sócios nos apóiem e que entendam que tipo de partida jogaremos amanhã", advertiu o técnico.

Rijkaard anunciou que Belletti jogará contra o Milan e opinou que apesar do limitado estado físico de Ronaldinho (que reconheceu que não está cem por cento), continua contando com o jogador. "Ronaldinho está crescendo. Ele sempre está em forma para entrar em campo. Seu tornozelo melhora a cada dia um pouco mais. Um jogador como Ronaldinho pode jogar inclusive se estiver abaixo de suas possibilidades. No último jogo (Athletico de Bilbao) ele trabalhou mais que nos anteriores", comentou.

Sobre Belletti, o treinador informou que os médicos lhe garantiram que ele poderá jogar. Rijkaard espera um Milan "com uma defesa muito forte", mas lembrou que nem todo o time italiano "joga na defensiva. Eles têm muita qualidade, e também para atacar".

"Será uma partida aberta, mas o Milan estará tranqüilo com o resultado (empate). Pode ser que queira defender o resultado", acrescentou o treinador holandês.

Prováveis escalações:

Barcelona: Valdés; Belletti, Oleguer, Puyol, Van Bronckhorst; Xavi, Márquez, Deco; Giuly, Eto'o e Ronaldinho.

Milan: Dida; Cafu, Nesta, Maldini, Kaladze; Gattuso, Pirlo, Ambrosini, Serginho; Kaká ou Hernán Crespo e Shevchenko.

Árbitro: Urs Meier, da Suíça.

Estádio: Camp Nou (Barcelona)

 

Terra Redação