1 de novembro de 2004 - 10:52

Presidente do TSE quer mudar identificação do eleitor

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sepúlveda Pertence, defendeu hoje uma mudança no sistema de identificação dos eleitores brasileiros como forma de dificultar as fraudes nas eleições. O documento seria uma carteira nacional de identidade, que, entre outras funções, serviria como título de eleitor.

Para o presidente do TSE a identificação dos eleitores é o ponto frágil do processo eleitoral. Pertence afirmou que confia em que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vai colaborar com o processo eleitoral, aprofundando o diálogo sobre a identificação dos eleitores. Mas fez uma ressalva: a Polícia não poderia se valer do documento para prender nos locais de votação procurados que estejam cumprindo os seus deveres eleitorais.

Apesar dos polêmicos episódios ocorridos em alguns municípios, como em Campos (RJ), onde há suspeitas de irregularidades na campanha dos dois candidatos, Pertence afirmou que a eleição foi tranqüila e que a velocidade de apuração dos votos surpreendeu o próprio tribunal, que esperava totalizar até a meia noite 95% dos votos. Até as 22 horas, no entanto, já tinham sido computados 98% dos votos.

 

Estadão