1 de novembro de 2004 - 09:08

Estado deve economizar mais de 6 mil megawatts com horário

 

Hoje à meia-noite os relógios devem ser adiantados em uma hora. É o início do horário de verão em Mato Grosso do Sul e mais nove estado brasileiros além do Distrito Federal. Este ano, ele vem um pouco mais tarde.

 

A demora na implantação do horário de verão, em um mês foi por causa de uma solicitação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar problemas com as urnas eletrônicas durante o segundo turno das eleições municipais.

O horário de verão começa às 00h do feriado de finados e vaio até a 00h do dia 20 de fevereiro do ano que vem. Ao todo serão 110 dias. O principal motivo para adiantar o relógio durante o verão é econômico. As companhias energéticas calculam que com o deslocamento do horário de pico, o sistema de transmissão e distribuição passam a operar com mais folga, principalmente nas regiões sul e sudeste.

 

Com relação, a economia de consumo de energia, a previsão em nível nacional, é de que a economia pode chegar a 0,6%. Em Mato Grosso do Sul, a economia com a mudança do horário pode chegar a 6.890 Megawatts/Hora. O que seria equivalente ao consumo de dois meses de uma cidade do porte de Aquidauana.
 
 
 
TV Morena