30 de outubro de 2004 - 07:52

Defesa Civil alerta para temporal

Chuva forte poderá causar, a partir deste sábado, alagamentos, deslizamentos de encostas e escorregamento de rochas em Mato Grosso do Sul e mais três Estados. O alerta foi emitido pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, nesta sexta-feira para os órgãos de defesa civil de Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a fim de prevenir contra os efeitos da provável ocorrência de precipitação pluvial intensa.

A mudança no tempo é conseqüência da chegada de frente fria à parte sul do País. Os moradores de todo Rio Grande do Sul serão os primeiros que poderão enfrentar problemas por conta do mau tempo, já a partir de amanhã. Neste sábado, o oeste, o centro e o sul gaúchos serão as regiões com maior risco da ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento com até 80 quilômetros por hora (km/h) e granizo em áreas localizadas.
A partir do domingo, essa mesma previsão valerá para o noroeste e o norte do Estado do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul os efeitos da frente fria se farão sentir no domingo, especialmente os habitantes do oeste e do meio-oeste catarinenses, do oeste e do sudoeste paranaenses e do centro-sul de Mato Grosso do Sul deverão conviver com chuva forte, rajadas de vento de até 80 km/h e granizo em áreas localizadas.
A previsão é de que, a partir da segunda-feira e até a terça-feira, todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná e ainda o centro-sul do Mato Grosso do Sul enfrentem períodos curtos de intensa precipitação pluvial. A Sedec recomenda que a população fique atenta à previsão meteorológica e aos informes divulgados pela imprensa.
Esse cuidado deve ser seguido principalmente pelos moradores das áreas de risco - morros, encostas e áreas de baixada. As defesas civis estaduais podem orientar os cidadãos sobre a adoção de medidas preventivas. De acordo com a Escala Beaufort, ventos com até 80 km/h podem causar danos às construções.