29 de outubro de 2004 - 17:00

Preço do petróleo fecha outubro acima de 51 dólares

O preço do petróleo do Texas subiu hoje, sexta-feira, 1,7% e já conquistou um lugar na história da bolsa mercantil de Nova York (NYMEX, em inglês), ao se situar quase todo o mês de outubro acima de 50 dólares o barril.

Ao fim da sessão, o Petróleo Intermediário do Texas (leve) para dezembro ficou a 51,76 dólares o barril, após um aumento de 0,84 dólar em relação à quinta-feira.

O preço deste petróleo leve e baixo em sulfureto, de referência nos Estados Unidos, alcançou a barreira "psicológica" de 50 dólares em 1º de outubro e, com exceção do dia 4, em que fechou a 49,91 dólares, se manteve firme acima desse nível.

Durante esse período bateu mais de dez vezes seus recordes anteriores, registrou um máximo de 55,67 dólares no último dia 25 e concluiu duas sessões, as da sexta-feira 22 e da terça-feira 26, com um preço recorde de 55,17 dólares.

O baixo nível de reservas de petróleo e destilados nos EUA, os problemas de produção no Golfo do México por causa do furacão Ivan, e um elevado nível de demanda neste e outros mercados como o da China, pressionaram os preços em alta.
 
 
Últimas Noticias