29 de outubro de 2004 - 09:50

Seguranças particular acompanham plantio de soja em Caarapó

 

Seguranças particulares acompanham hoje o plantio de soja em 150 hectares da fazenda Cana Verde, em Caarapó, região Sul do Estado. Ontem, índios índios guarani-kaiowá que ocupam uma área vizinha, a fazenda Ypuitã, ameaçaram impedir os produtores rurais de fazer o plantio.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira, o plantio da soja deve terminar nesta sexta-feira. Ele informou ainda que apenas 40 índios estão acampados na propriedade e não 800 como havia revelado a Funai (Fundação Nacional do Índio).

A juíza federal de Dourados Luciana Melchiore Bezerra determinou que os índios deixem a fazenda Ypuitã até o dia 10 de novembro. Mas na quarta-feira, o MPF (Ministério Público Federal) revelou que vai tentar no TRF (Tribunal Regional Federal) em São Paulo derrubar a decisão que determinou a saída dos índios da propriedade em Caarapó. A Funai (Fundação Nacional do Índio) alega que não tem para onde levar as famílias.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados afirma que os índios que ocupam a fazenda Ypuitã foram expulsos das aldeias onde moravam. A solução, segundo Ferreira, seria mandar os indígenas de voltas às aldeias de origem.

 

Mídia Max News