29 de outubro de 2004 - 09:07

Seminário reúne pecuária leiteira familiar do MS no dia 04

Paralelo ao 4º Congresso Internacional do Leite, que acontece em Campo Grande de quatro a sete de novembro, durante todo o dia quatro haverá o 1º Seminário Estadual da Pecuária Leiteira Familiar em Mato Grosso do Sul, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Com este seminário, o governo do Estado pretende reunir e apresentar para os produtores e técnicos do setor leiteiro a situação da pecuária familiar de diferentes regiões do estado e mostrar experiências de sucesso em outros estados brasileiros.

Durante os últimos meses deste ano foram realizados vários seminários regionais, que reuniram produtores de todas as bacias leiteiras de Mato Grosso do Sul e foram os próprios produtores, junto com os técnicos de extensão rural, que lançaram a idéia da realização de um seminário estadual. A idéia é discutir políticas publicas para o setor, com a elaboração de uma carta síntese de ações que deverão orientar o desenvolvimento da pecuária leiteira familiar.

O evento será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a partir das 8 horas da manhã. A expectativa é reunir cerca de 400 participantes entre produtores, lideranças políticas de organizações publicas e privadas e demais interessados.

Confira a programação do seminário:

Horário Programação

8h30
Abertura oficial com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior; chefe nacional da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins; e, presidente do Idaterra, Humberto de Mello Pereira.

9h00
Tema 1: A realidade da agricultura familiar nas Bacias Leiteiras de Mato Grosso do Sul “A pecuária leiteira familiar em MS: situação atual”(Denise de Miranda - Secretaria de Desenvolvimento Agrário/MS)

Tema 2: Experiências de Organização dos produtores para profissionalização e melhoria na comercialização do leite --Moderador: Adilson Nascimento dos Santos (Superintendente de Política Agrária da SDA)

9h45
“Experiências de trabalho em tanques comunitários de refrigeração” (José Barbosa Nunes– Emater/MG)
10h15 “Experiências de Sucesso no setor leiteiro: o caso do Proleite de Juiz de Fora/MG” (Paulo do Carmo Martins – Chefe-geral da Embrapa CNPGL/MG)

10h45 “A organização dos produtores familiares de leite do Sudoeste do Paraná – desafios e perspectivas” (Altair Celuppi - Sistema das Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar do Sudoeste do Paraná/SISCLAF)

Tema 3: Alternativas para a melhoria na produçãoModerador: Mário Urchei (Chefe-geral da Embrapa CPAO)

13h30
“Manejo de Pastagens: sua importância e alternativas”(Claudir Rubenich – SDA/Idaterra)

14h00
"O uso da mandioca na alimentação dos animais”(Luis Carlos Vinhas Itavo - UCDB)

14h30
“A contribuição e importância do Planejamento da propriedade”(José Ladeira da Costa – Embrapa CNPGL)

15h30 “Contribuição da Agroecologia na produção de leite”(Luiz Januário M. Aroeira - Embrapa CNPGL)

16h00 Debate - Carta de Campo Grande

17h00
Síntese das propostas para desenvolvimento da pecuária leiteira familiar de MS levantadas nos seminário regionais e sugestões para encaminhamentos

17h30
Encerramento
 
 
Agência Popular