8 de julho de 2004 - 13:49

Juvêncio defende autorização de pesquisa da células tronco

 

O senador Juvêncio César da Fonseca (PDT-MS) defendeu em entrevista ao programa Noticidade a aprovação, pelos seus colegas, do projeto que autoriza a clonagem terapêutica através de células tronco. O projeto foi rejeitado no Congresso Nacional, depois de pressões de setores conservadores da sociedade e da igreja, que não aceitam o avanço tecnológico como ético.

 “A Câmara deveria ter analisado melhor porque temos de votar projetos pensando nos fins sociais. A utilização das células-tronco para fins terapêuticos vai por fim a doenças degenerativas e recuperar os movimentos de pessoas com paralisia ou que ficaram tetraplégicas por acidente. Temos uma grande oportunidade de apoiar os cientistas”, disse o parlamentar.

 As células-tronco são células que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido, podendo supostamente, desse modo, significar a cura para várias doenças e a própria vida para milhares de crianças e jovens.

As células-tronco existem em vários tecidos humanos (sangue, medula e outros tecidos), mas em quantidade muito pequena; no cordão umbilical e na placenta (em quantidades bem maiores); e em embriões nas fases iniciais da divisão celular, isto é, na fase de blastócito.