28 de outubro de 2004 - 16:43

Sebrae/MS realiza palestras para setor moveleiro

Durante o último dia do evento MS Faz Tecnologia – Móveis, o Sebrae/MS apresentou duas palestras de profissionais de sucesso no ramo moveleiro e no final  foi organizada uma mesa redonda para discutir o mercado e as dificuldades do setor. O MS Faz Tecnologia Móveis aconteceu de 26 a 27 de outubro dentro da programação da 5ª Feipan (Feira Industrial do Pantanal) no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande. A feira continua até o dia 31 de outubro com 247 expositores em diversas áreas do comércio.

 

O especialista em designer e professor da Universidade de Caxias do Sul, o engenheiro Renato Hansen, contou o sucesso da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), criada há 17 anos, e que ajudou o setor a exportar para o mundo os produtos que os empresários mal conseguiam vender no mercado interno. “Individualmente é difícil conseguir apoio, pensar de forma cooperada foi a chave para o sucesso”, revelou o professor que também é assessor de projetos da entidade.

 

Com apoio de parceiros como Banco Brasil, Sebrae/RS e empresas privadas o grupo conseguiu investimentos e redução dos custos em 40% ao comprar matéria prima de forma associada. Esse foi o conselho de Renato Hansen aos empreendedores do setor moveleiro de Mato Grosso do Sul que estiveram presentes na palestra.

 

Foi com essa mesma união, explicou o assessor da Movergs, que as empresas especializadas em estofados conseguiu criar um Show Room dos produtos gaúchos em Miami (EUA) e manter 23 representantes naquele País. “Eles imaginavam que o mercado internacional era para as grandes empresas, mas quando começaram a trabalhar em rede sobreviveram à concorrência e cresceram”, disse.

 

A “importância do design e do profissional de designer” foi a segunda palestra da noite com a arquiteta e consultora do Senac/RJ, Ignez Ferraz. Ela mostrou um pouco de sua carreira, premiada nacionalmente, e incentivou os empresários a investir em qualificação profissional. “O designer sabe quem é consumidor, pensa na praticidade e versatilidade dos móveis, dando mais chance de venda”, explicou.

 

Para finalizar o evento, o Sebrae/MS realizou a mesa redonda “O design, o mercado e o setor moveleiro”. Participaram das discussões Renato Hansen, Ignez Ferraz, a coordenadora do Núcleo de Inovação e design de Móveis de Mato Grosso do Sul, Ida Beatriz Machado de Miranda Sá, a professora do curso de arquitetura da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Heloisa Messias, e o presidente do Conselho Regional de Economia e Consultor do Sebrae/MS, Paulo Salvatore.

 

O grupo reconheceu que os empresários precisam de mais incentivos governamentais, mas que isso só será alcançado após a união do grupo. A Uniderp e o Sebrae/MS se prontificaram a continuar apoiando o setor.

 

 

Fátima News