27 de outubro de 2004 - 14:29

Pesquisas mostram empate técnico de Bush e Kerry

O candidato democrata à Casa Branca, John Kerry e seu adversário, o presidente George W. Bush, seguem praticamente empatados segundo três pesquisas publicadas nesta quarta-feira, a seis dias das eleições de 2 de novembro.

Kerry recebe 50% das intenções de voto contra 48% de Bush entre os eleitores decididos a votar, segundo um estudo publicado diariamente pelo jornal The Washington Post. Em outra sondagem, da Reuters/Zogby, Kerry subiu dois pontos e ultrapassou por Bush de 48% a 47%.

No entanto, Kerry retrocede dois pontos, empatando com o presidente por 48%, de acordo com outra pesquisa do grupo Rasmussen. Esses prognósticos extremamente apertados prevêem um resultado muito disputado e incerto para o 2 de novembro, segundo os analistas. A Zogby lembrou que, seis dias antes das eleições de 2000, George W. Bush superava o democrata Al Gore por cinco pontos, por 46% a 41%.

A maior incerteza é em relação a cada Estado, já que o vencedor deverá conseguir 270 grandes eleitores de um total de 528 que se distribuem entre os 50 Estados e o distrito federal de Colúmbia. Em 2000, Bush conseguiu 271 grandes eleitores contra 266 de Gore.

Os dois candidatos estão empatados nos Estados da Flórida e de Ohio, enquanto que Kerry parece estar em melhor forma do que Bush em Wisconsin, segundo a Zogby.

 

 

Terra Redação