27 de outubro de 2004 - 09:06

Eclipse lunar acontece na noite de hoje

Um telescópio ligado a um data-show (equipamento de projeção) vai exibir as imagens do fenômeno em um telão no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Durante a observação, que está sendo preparada pelo Departamento de Física da UFMS e pela Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Seplanct), os cientistas vão dar explicações ao público sobre o fenômeno.

De acordo com os físicos da UFMS, o eclipse terá em torno de cinco horas de duração. O início do escurecimento da Lua deve acontecer às 20h55 e o ápice, quando o satélite fica totalmente encoberto pela sombra da Terra, está previsto para as 23h04. O eclipse total deve durar quarenta minutos. A atividade no Parque das Nações Indígena deve começar às 19h.

Uma característica marcante dos eclipses lunares é que durante o fenômeno a Lua ganha uma leve coloração avermelhada. Em um eclipse lunar total, como o da quarta-feira, a única luz que chega à superfície do satélite é aquela refletida através da atmosfera da Terra.