26 de outubro de 2004 - 17:20

Dólar fecha em queda e Bovespa sobe mais de 1%

O dólar comercial fechou esta terça-feira cotado a R$ 2,863 na compra e R$ 2,865 na venda, com declínio de 0,65% ante o fechamento da véspera. Na Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa avançou 1,09%, aos 22.848 pontos.

Segundo analistas, o principal motivador do recuo da moeda norte-americana foi mesmo o fluxo de dólar, que permitiu que a moeda encerrase na menor cotação do dia.

"Foi um movimento grande de fluxo de exportador ao longo do dia e os mercados lá foram deram uma ajudada", explicou Jorge Kattar, responsável por derivativos do Rabobank.

"O petróleo está bem mais comportado hoje e essa é a principal razão da queda (do dólar)", acrescentou Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora. De acordo com a diretora, a preocupação de investidores refere-se ao "impacto desse nível de (preço de) petróleo na economia norte-americana e mundial".

O risco Brasil, medido pelo banco JP Morgan, cedia 11 pontos, mas continuava acima de 500 pontos-básicos sobre os títulos do Tesouro norte-americano.

 

 

Invertia