26 de outubro de 2004 - 14:02

Lua protagoniza último eclipse de 2004 na noite de quarta

O último eclipse do ano será o da Lua, que poderá ser visto na madrugada de quarta para quinta. O evento pode deixar o satélite natural da Terra totalmente coberto por uma sombra colorida, variando do vermelho ao marrom escuro, com tonalidade cinza em alguns momentos.

O fenômeno será visível nas Américas do Norte e do Sul, onde será noite de quarta-feira, e na Europa e África, onde será manhã de quinta-feira, bem como na Antártida.

A Lua não ficará invisível, pois ainda haverá luz residual do Sol refletida no satélite pela atmosfera terrestre.

Segundo cálculos feitos por Fred Espenak, observador de eclipses da Nasa (agência espacial norte-americana), o eclipse parcial começará às 22h14 de quarta-feira (horário de Brasília), quando a sombra da Terra parecerá deslizar pela face da Lua.

O eclipse total acontecerá entre as 23h23 e as 00h04. O final do eclipse parcial, quando a Lua emergirá das sombras, acontecerá à 1h54. O fenômeno pode ser visto pela internet, em tempo real, no site www.brasilolheparaoceu.org.br, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Os eclipses totais da Lua ocorrem quando a Terra se põe entre o Sol e a Lua, que desliza no amplo cone de sombra criado pela Terra.
 
 
Folha Online