26 de outubro de 2004 - 13:15

Trabalho Infantil: caravana chega a MS em 23 novembro

Com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho, está acontecendo a Caravana de Combate ao Trabalho Infantil, realizada por milhares de crianças em todo o Brasil. A Caravana está percorrendo o País, colhendo as assinaturas de todos os governadores dos estados e demais autoridades locais no compromisso pela erradicação do trabalho infantil e pela educação de todas as crianças brasileiras.

A Caravana de Combate ao Trabalho Infantil chega a Mato Grosso do Sul no dia 23 de novembro. Nesta mesma data, 30 crianças ex-trabalhadoras sul-mato-grossenses e duas crianças mato-grossenses serão recebidas, juntamente com seis representantes do Fórum Estadual e duas representantes do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e o representante da Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Mato Grosso do Sul, em audiência com o governador Zeca do PT.

Na audiência, serão realizadas duas intervenções das crianças: primeiro será lida uma carta redigida por uma criança sul-mato-grossense, solicitando o compromisso do governador com o combate ao trabalho infantil em Mato Grosso do Sul. Num segundo momento, será assinada pelo governador Zeca a Carta de Brasília pelo Combate ao Trabalho Infantil, trazida por duas crianças do Estado de Mato Grosso e que já contém a assinatura dos demais governadores do Brasil por onde já passou a caravana, sendo levada posteriormente para o governo do Estado de Goiás.

As duas crianças de Mato Grosso retornarão ao seu Estado de origem após a entrega da Carta de Brasília em Mato Grosso do Sul. Duas crianças sul-mato-grossenses vão encaminhar a carta ao Estado de Goiás.

Além da audiência com o governador e visitas a locais históricos de Campo Grande, as crianças vão receber a cartilha Combater o Trabalho Infantil, Tarefa de Todos - Cartilha para Colorir, material elaborado pelo Departamento de Comunicação da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass).

Em ato contínuo, no dia 9 de dezembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá, em audiência, as crianças de todos os Estados Brasileiros que compuseram a caravana (duas por Estado), as quais lhe entregarão a Carta de Brasília, assinada por todos os governadores do Brasil.

Mais informações, com a Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, nos telefones (67) 321-3045 (representantes do Ministério Público do Trabalho no Fórum Estadual, Rosimara ou Lucimar), ou (67) 382-4122 - representante da Setass no Fórum Estadual, Sônia Maria Alves -, ou ainda pelo telefone (67) 316-3000 (representantes da Delegacia Rigional do Trabalho e do Emprego -DRT - no Fórum Estadual, Regina Rupp Catarino ou Selma.
 
 
 
Agência Popular