26 de outubro de 2004 - 07:11

Brasil volta a lançar foguete na base de Alcântara

O Brasil lançou com sucesso no sábado o foguete de exploração VSB-30 a partir de sua base espacial de Alcântara, no Maranhão. O modelo foi desenvolvido pelo CTA (Centro Técnico Aeroespacial) em parceira com a Agência Espacial alemã (DLR-Moraba).

Trata-se do primeiro lançamento desde a explosão do VLS-1, foguete de lançamento de satélites, em 2003. O acidente causou a morte de 21 pessoas.

A Missão "Cujana", por outro lado, está sendo considerada um sucesso. O foguete, lançado às 13h30, atingiu seu pico em 10,5 minutos e ficou outros 4 minutos em microgravidade, informaram os técnicos do CTA, em São José dos Campos.

Trata-se de um veículo de sondagem de dois níveis e com dois motores: um propulsor S-30 e um booster S-31. Ele alcança até 250 km de altitude e pode voar até 6 minutos em microgravidade.

O protótipo do foguete VSB-30 foi fabricado quase completamente pela indústria privada brasileira. O CTA só fez a integração dos sistemas de fabricação de combustível sólido, em São José dos Campos.
 
 
 
 
Perfil News / France Presse