25 de outubro de 2004 - 13:59

Hackers invadem e picham site da prefeitura de São Paulo

Pelo menos 11 páginas do site da Prefeitura de São Paulo foram invadidas e adulteradas durante o fim de semana. O grupo de hackers, que se identifica pelo nome "int3rc3pt0r" (interceptor), substituiu as páginas originais por mensagens ofensivas à Prefeitura, prática chamada "defacement".

"Só sabem gastar dinheiro, nunca olha (sic) para os pobres", dizia a pichação deixada pelos piratas, segundo o Zone-H (www.zone-h.org), site de segurança da informação que arquiva sites invadidos.

Entre os sites invadidos está o http://natalsemfome.prefeitura.sp.gov.br, o http://www.telecentros.sp.gov.br e o http://softwarelivre.prefeitura.sp.gov.br.

No momento de publicação desta matéria, dez estavam fora do ar --a exceção era o site dos Telecentros, substituído por uma mensagem que dizia "Meio milhão de usuários, 123 unidades em toda a cidade, Um sucesso assim precisa ser comemorado à altura. Nesta segunda, estréia o novo site dos Telecentros".

Outro lado

A Coordenadoria do Governo Eletrônico, da Prefeitura de São Paulo, afirma que não houve invasão nas páginas do site da Prefeitura e bancos de dados. Segundo a coordenadoria, houve uma ação pontual de hackers no site dos Telecentros, redirecionando os acessos a outros endereços.

Por precaução, o Governo Eletrônico tirou do ar o servidor que sustenta outros sites. A coordenadoria reafirma que os sites Natal Sem Fome e Portal dos Mil Povos não foram invadidos.
 
 
Folha Online