25 de outubro de 2004 - 13:43

Ministério qualificará municípios para ações do Saúde Bucal

 
O Diário Oficial da União publicou, no último dia 20 de outubro, a portaria número 2.275, em que o Ministério da Saúde resolve qualificar municípios a receberem o incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito do Programa de Saúde da Família.
O ministro da Saúde, Humberto Costa, informou em recente solenidade que, até 2006, o governo vai inaugurar 400 centros de saúde bucal em todo o país. Hoje, existem 72 centros de Especialidades Odontológicas em 41 municípios brasileiros de 15 estados. Os centros fazem parte do Programa Brasil Sorridente.
 
Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde revelam que faltam dentes na boca de 30 milhões de brasileiros. De cada quatro pessoas com mais de 60 anos, três não têm dentes; e dois milhões de adolescentes nunca foram ao dentista.
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista a rádio, disse que o foco principal do Programa Brasil Sorridente é a prevenção. “Ela será feita pelas equipes de saúde bucal, que eram 4 mil, hoje são 8.800 e serão, até o final de 2006, 16 mil equipes, que quando visitarem a casa das pessoas vão fazer a prevenção, vão olhar os dentes das pessoas, vão ensinar as pessoas a escovar os dentes, e se as pessoas tiverem alguma coisa mais delicada para fazer, um tratamento mais especializado. Esses 400 centros, explicou Lula serão organizados da seguinte maneira: cada grupo de 500 mil habitantes vai ter um centro. “Por exemplo, uma cidade como São Paulo, que tem 10 milhões de habitantes, vai ter um centro para cada 500 mil pessoas”.
 
 
Assomasul