25 de outubro de 2004 - 08:15

Clinton volta à campanha democrata nesta segunda

O ex-presidente americano Bill Clinton vai voltar à campanha eleitoral hoje, poucas semanas depois de haver se submetido a uma cirurgia cardíaca para a colocação de pontes de safena. Clinton deverá fazer discurso em um comício na Filadélfia, no Estado-chave da Pensilvânia. O ex-presidente disse que decidiu reduzir seu período de recuperação porque as pesquisas de intenção de voto indicam que esta vai ser uma eleição "de resultado apertado".

Segundo o correspondente da BBC Justin Webb, Clinton é, sem dúvida, a maior estrela dos democratas. Ele provavelmente não vai persuadir nenhum dos eleitores de George W. Bush a mudar seu voto, mas pode atrair alguns indecisos, disse Webb.

A mais importante contribuição de Clinton pode ser persuadir os democratas, especialmente no eleitorado negro, a comparecer às secções eleitorais e votar por John Kerry, mesmo que o candidato não lhes desperte muito entusiasmo, afirma o correspondente da BBC em Washington.

Clinton disse, em entrevista à rede de televisão americana ABC, que sua volta apenas seis semanas depois de uma cirurgia "vale a pena". Os republicanos deverão tentar neutralizar "o charme e o carisma" de Clinton ainda nesta semana com aparições do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, em comícios.

 

 

BBC Brasil