25 de outubro de 2004 - 08:11

400 t de explosivos desaparecem no Iraque

Cerca de 400 toneladas de explosivos que podem ser utilizados em mísseis convencionais ou nucleares desapareceram de um depósito de armas no Iraque que não estava sob vigilância, depois da invasão norte-americana no ano passado. A informação foi divulgada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O serviço de informação da AIEA confirmou em Viena a notícia publicada no jornal The New York Times desta segunda-feira, que revela que o governo interino iraquiano entrou em contato com a agência para expressar sua preocupação por este desaparecimento, no dia 10 de outubro. Entre os explosivos desaparecidos estão HMX e RDX, que podem ser usados em implosões de edifícios, mas também para produzir mísseis e armamentos nucleares.

A conselheira do presidente George W. Bush, Condoleeza Rice, foi informada sobre o desaparecimento no mês passado. "Nós não sabemos o que aconteceu com os explosivos ou quando eles foram levados", disse Melissa Flemming, porta-voz da AIEA. "Os materiais podem ser utilizados na fabricação de uma bomba nuclear", acrescentou.

Segundo o jornal nova-iorquino, "a enorme instalação chamada Al-Qaaqa que se supunha que estava sob controle americano, agora é um local abandonado onde os saqueadores atuavam ainda no domingo".

 

Terra Redação