23 de outubro de 2004 - 10:47

Terremotos deixam 1 morto e feridos no Japão

Pelo menos uma pessoa morreu e cerca de cem ficaram feridas depois de quatro fortes terremotos e aproximadamente vinte pós-abalos registrados hoje, sábado, na província de Niigata, no noroeste do Japão, informou a agência de notícias Kyodo.

Segundo a rede de TV NHK, o Serviço Meteorológico do Japão fez soar o alarme e advertiu que novos tremores podem acontecer na região, onde um dos terremotos chegou a 6,8 graus na escala Richter.

Segundo a agência Kyodo, pelo menos uma pessoa morreu na localidade de Ojiya, em Niigata, onde várias casas caíram.

Já em Tokamachi, Nagaoka e Kawaguchi, entre 50 e 60, 30 e dez pessoas ficaram feridas, respectivamente.

Um trem-bala, o Tokin-325, descarrilou entre as localidades de Urasa e Nagaoka, também na província de Niigata, cerca de 250 quilômetros a noroeste de Tóquio informou a empresa Japan Trail, que, no entanto, destacou que não houve feridos entre os passageiros.

Essa foi a primeira vez que um trem de alta velocidade descarrila desde que esse tipo de transporte começou a funcionar em 1964.

O primeiro dos terremotos, de 6,8 graus na escala de Richter, aconteceu às 17h56 (5h56 de Brasília). O segundo, de 5,9 graus, foi registrado 16 minutos depois. Já o terceiro e o quarto, de 6,3 graus e 6 graus, respectivamente, foram sentidos às 18h34 (6h34 de Brasília) e às 19h30 aproximadamente.

Em Niigata, a região mais afetada pelos tremores, todos os trens de alta velocidade tiveram sua circulação suspensa por precaução, segundo a rede de TV NHK. Além disso, várias estradas sofreram sérios danos, como o surgimento de fendas no pavimento.

Em Tóquio, onde as casas também tremeram, os trens também pararam, informou a companhia ferroviária.

Segundo a agência Kyodo, cerca de 250.000 casas ficaram sem energia vários pontos do noroeste do Japão.

 

 

Terra Redação