22 de outubro de 2004 - 17:19

Acadêmicos vão discutir mídia e memória da imprensa

Os acadêmicos, profissionais da área de comunicação, professores e outros segmentos vão reunir-se, de segunda-feira a quarta-feira da próxima semana, durante o 1º Simpósio de Comunicação de Dourados Promovido pela 1.ª turma do curso de Jornalismo da Unigran, o evento estará aberto ao público com o objetivo de propor à sociedade uma reflexão sobre mídia regional e memória da imprensa.


O 1º Simcom será realizado no auditório da Unigran, Bloco I, cuja abertura está prevista para as 19h30 do dia 25. Nos outros dois dias o simpósio terá início no mesmo horário e local. Paralelamente, haverá uma exposição fotográfica e de equipamentos que eram utilizados pela imprensa no século passado, além do lançamento de livros da doutora Lori Alice Gressler, jornalista Nicanor Coelho e escritor Rubenio Marcelo.


Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da Unigran, professor Osni Dias, durante os três dias serão discutidos temas que interessam não somente à comunidade acadêmica, mas também aos profissionais e ao público em geral. “Além disso, vamos fazer uma viagem no tempo com a exposição fotográfica que trará imagens históricas da cidade e de equipamentos que hoje não são mais utilizados pela imprensa”, explica.


A palestra de abertura do SIMCOM será proferida por Orlando Loureiro, da TV Morena, com o tema “A Televisão Brasileira e a Memória Regional”. No dia 26, estão previstas duas conferências: “A Imprensa regional como fonte de pesquisa histórica”, com o professor-doutor João Carlos Souza, da UFMS; e “Fotojornalismo e cinejornalismo em Thomaz Farkas, proferida por Marcelo Januário, da ECA-USP.


No dia 27, terá um debate com o tema “A criação do Conselho Federal de Jornalismo e sua repercussão na mídia”, com os jornalistas Fred Ghedini, vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e Davi Emerich, membro da Executiva Nacional do PPS. As discussões serão precedidas por uma apresentação de Rubenio Marcelo e Reginaldo Alves de Araújo, da Academia Sul-Mato-grossense de Letras.
 
Mídia Max