22 de outubro de 2004 - 09:51

Incra começa reuniões para formação do Itamarati II

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) começa a instalar na próxima segunda-feira (25) a o Projeto de Assentamento Itamarati II, em Ponta Porã, extremo sul do Estado, na fronteira com o Paraguai. Será realizada uma série de audiências com as 2.048 famílias de acampados que serão assentadas na área de 25.500 hectares. Segundo o Incra, as reuniões são necessárias para o devido esclarecimento dos sem-terra sobre o novo modelo de assentamento. “Não podemos parcelar um local importante como é a Itamarati II”, disse o superintendente Luiz Bonelli, acrescentando que não existe outra forma para o local, a não ser no sistema associativo, conhecido por “sócioproprietário”.
O superintendente ressaltou que no atual sistema, uma das desvantagens é a dificuldade em dar assistência técnica adequada aos assentados, porque são pequenas áreas onde não há condições de apurar a vocação produtiva, destinada a produção em escala comercial, que possibilite renda adequada às famílias. “A renda bruta dos assentados no MS é em torno de R$ 300/mês”, lembrou.
O superintendente disse que tem havido resistência dos sem-terra sobre o sistema, porque cada beneficiado quer ter o seu pedaço de terra separado dos demais. No “socioproprietário” são dois lugares de produção, o sítio onde a família vai morar e produzir independente e a área societária que será dividida com o grupo.
 
 
CAmpo Grande News