22 de outubro de 2004 - 08:36

Governador Zeca propõe parceria aos prefeitos do PT

Com o lema “a integração das ações do governo estadual e municípios não é apenas uma opção política. É uma imposição do arranjo federativo brasileiro, que implica no compartilhamento das obrigações e execução das principais políticas públicas”, o governador Zeca ofereceu ontem aos 18 prefeitos eleitos do PT apoio político e respaldo técnico para que as futuras administrações petistas sejam bem-sucedidas.

Segundo o governador, a área técnica do governo vai ajudar os prefeitos no planejamento estratégico e na captação de recursos federais. A reunião foi aberta pelo governador e encerrada pela presidente do Cogeps, Gilda Maria Gomes dos Santos, que pediu o comprometimento das novas administrações com as políticas sociais.

Participaram da reunião do governador com os prefeitos o senador Delcídio Gómez do Amaral, o secretário de coordenação Geral do Governo, Raufi Marrques, o secretário de Infra-Estrutura e Habitação, Paulo Duarte, secretários de Saúde, João Paulo, e de Educação, Hélio de Lima, além do vice-governador Egon Krakhecke, que apresentou a proposta orçamentária de 2005, que prevê o repasse de aproximadamente 500 milhões aos municípios, sem contar os investimentos do Fundersul, recursos do Estado e Fundo de Investimento Social (FIS).

Os deputados estaduais Pedro Teruel e Pedro Kemp também participaram do encontro com os prefeitos, que trocaram impressões. Os prefeitos reeleitos, como Laerte Tetila, contaram suas experiências e relataram erros que não devem ser cometidos pelos novos administradores.

O senador Delcídio Gómez do Amaral disse que a primeira reunião do governador com os prefeitos marca o início de uma relação que vai se fortalecer e aprimorar ao longo dos próximos dois anos. Ele também defendeu a tese de alinhamento e orientou os novos administradores sobre a estratégia política para uma boa gestão, que implica, segundo ele, em estabelecer parcerias.

Os secretários de Saúde, Educação e Infra-Estrutura fizeram apresentações dos projetos e deram “dicas” aos novos prefeitos para que desenvolvam essas áreas estratégicas. Os prefeitos foram orientados também a executar reformas administrativas e reduzirem as despesas com o custeio da máquina. O prefeito de Dourados, Laerte Tetila, falou das experiências do seu primeiro mandato e alertou os colegas para erros na formação da equipe que deve ter, segundo ele, não apenas conhecimento técnico, mas também capacidade de articulação política.
 
 
 
Agência Popular