21 de outubro de 2004 - 17:27

Terceira vitória consecutiva consolida PT em Mundo Novo

Reeleito com quase 58% dos votos em outubro passado para mais quatro anos de mandato, o prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, consolida a liderança do PT no município que é emblemático para o partido. Foi palco de um crime político em dezembro de 1999 que chocou o país e elevou a vítima, a então prefeita Dorcelina Folador, a símbolo da luta popular por dignidade, moralidade na administração pública e democracia nas decisões.

A cidade que elegeu Dorcelina Folador em 1996 renovou a confiança no PT em 2000, dando a vitória a Humberto Amaducci por apenas 35 votos. Político militante na corrente Articulação de Esquerda, Amaducci optou por se aliar à população e resgatar o Orçamento Participativo, implantado pela prefeita Dorcelina e desprezado pelo vice que a sucedeu. Ouvindo, planejando e fortalecendo as parcerias com os governos estadual e federal, Amaducci conta que conseguiu transformar o perfil do município.

“Nosso desafio era gerar empregos. Assim buscamos atrair empresas e fomentar o desenvolvimento de associações e cooperativas locais.” O prefeito relaciona alguns empreendimentos fruto desse esforço e que persistem e progridem, como as malharias comunitárias e particulares, a associação de produtores de Leite (Pro-Leite), agregando 50 pequenos produtores, o frigorífico de peixes e a fábrica de camisas da Cia Brasil, em fase de implantação, que deve gerar 80 empregos diretos.

Paralelamente, a Prefeitura foi arrumando a cidade, melhorando a infra-estrutura, reformando e construindo escolas e postos de saúde, investindo em pavimentação e na habitação. “Fizemos 100 mil metros quadrados de asfalto, com recursos próprios”, diz Amaducci. “Só falta levar asfalto para dois bairros. Isso vamos fazer em parceria com o governo do Estado.”

Reconduzido ao cargo “com o apoio decisivo do governador Zeca”, Amaducci espera que a ajuda do governo continue para dar prosseguimento ao programa de construção de moradias populares. Em seu primeiro mandato foram erguidas 100 casas. “Vamos fazer mais, tantas quantas forem possíveis”, disse Humberto Amaducci, pouco antes da reunião entre todos os prefeitos petistas com o governador, realizada hoje à tarde na Governadoria.

Mas seu projeto mais ambicioso é transformar Mundo Novo em um destino turístico, aproveitando o grande potencial que oferece o rio Paraná. A idéia é incentivar a construção de praias artificiais – a exemplo do que fizeram as cidades do lado paranaense – com toda a infra-estrutura de áreas de lazer. “Esse projeto é interessante do ponto de vista da geração de empregos e na atração de renda.”
 
 
Agência Brasil