21 de outubro de 2004 - 17:14

Pizzonia diz que agora é o 1º da lista da Williams

O piloto brasileiro Antonio Pizzonia disse que, com o veto da ida de Jenson Button para a Williams, passou a ser o primeiro da lista da Williams. Desde Ayrton Senna, em 1994, um brasileiro não começa uma temporada como titular na escuderia inglesa.

"Estou como piloto de testes garantido, mas isso não é o ideal para mim. Pela própria informação que a equipe me passa, estou no topo da lista", afirmou, em em entrevista ao programa Arena SporTV.

O piloto disse que as corridas em que ele competiu este ano serviram para reerguer a sua carreira.

Em substituição ao alemão Ralf Schumacher, Pizzonia conseguiu três sétimos lugares (Alemanha, Hungria e Itália) e abandonou o GP da Bélgica quando estava em terceiro. O brasileiro é o favorito para ocupar a vaga que seria do inglês Jenson Button, cujo contrato com a Williams foi invalidado.

"Lógico que as quatro corridas foram muito boas. Isso não estava planejado e pontuar foi melhor ainda. Graças a Deus, consegui ajudar a equipe no Mundial de Construtores. E liderar uma corrida (Bélgica) teve um gostinho especial, claro. Tive oportunidade de correr esse ano e tive um pouco de sorte. Consegui levantar o meu nome de novo", disse Pizzonia, que foi demitido da Jaguar na temporada de 2003 e voltou à condição de piloto de testes da Williams este ano.

Embora Pizzonia afirme ser o primeiro da lista, o escocês David Coulthard, com os dias contados na McLaren e ainda sem emprego para o próximo ano, diz ser o principal candidato à vaga na Williams.

"Não tenho um contrato para participar da Fórmula 1 na próxima temporada, mas claramente há uma vaga disponível na Williams e acredito que se há algum candidato disponível, minhas credenciais são mais fortes do que de qualquer um", disse.

"Já conquistei pole positions, já ganhei grande prêmios e tenho muita experiência em desenvolvimento de carros. Agora que a Williams permanece como o último lugar competitivo, vou fazer tudo o que puder para tentar fazê-los perceber que sou o melhor dos pilotos disponíveis", acrescentou.

A Williams mudará seu quadro de pilotos para 2005, com o alemão Ralf Schumacher indo para a Toyota e o colombiano Juan Pablo Montoya optando por um lugar na McLaren.

A equipe de motor BMW assinou com o australiano Mark Webber, da Jaguar, mas suas esperanças de contratar Button acabaram na quarta-feira, quando a BAR ganhou o direito de ficar com o britânico por mais um ano.

Porém, a Williams deixou claro que pretende contar com Button para 2006.

O brasileiro Antonio Pizzonia, piloto de testes da Williams, disse na quarta-feira que acredita ser o primeiro da lista da equipe inglesa.

Coulthard também é conhecido na Williams, começando sua carreira na equipe em 1994, depois da morte de Ayrton Senna em Ímola.

O piloto de 33 anos conquistou sua primeira vitória pela Williams no Grande Prêmio de Portugal em 1995, antes de se transferir para a McLaren em 1996.

Terra