21 de outubro de 2004 - 17:08

Começa amanhã Curso preparatório para regulação do SAMU

A Secretaria de Estado de Saúde dará início amanhã ao Curso preparatório para Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, a partir das 8h, no auditório da Escola de Saúde Pública, sito na Avenida Filinto Müller, n° 1480, Vila Ipiranga. Estima-se que aproximadamente 40 pessoas participem do evento. O curso será ministrado por duas técnicas do Ministério da Saúde.

Nessa primeira fase de implantação, o serviço funcionará primeiramente em Campo Grande e a partir de 2005 nas cidades de Dourados, Corumbá e Três Lagoas. O Ministério da Saúde destinou para Campo Grande 10 ambulâncias, duas para o atendimento dos pacientes com risco de morte, como também realizar o atendimento pré-hospitalar e oito ambulâncias para o atendimento de média complexidade.

O SAMU é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde com o objetivo de implementar a assistência pré-hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

O programa vem oferecer assistência em urgências provocadas por causas traumáticas, clínicas pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstetrícia e psiquiátricas. O Serviço Móvel é o que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar. Ele conta com equipes de suporte básico, auxiliares e técnicos de enfermagem, capacitadas para o atendimento de urgência com risco moderado de vida, e equipes de suporte avançado, médicos e enfermeiros, para atendimento de casos graves.

Para acionar o SAMU, basta uma ligação gratuita para o telefone 192. Os pedidos de socorro são atendidos nas Centrais de Regulação, que funcionam 24 horas, sempre com a presença de um médico. Esse profissional faz a triagem das ocorrências para racionalizar o atendimento e orientar sobre a urgência de casa caso.

 

 

Fátima News