21 de outubro de 2004 - 14:12

Jovens debatem políticas públicas no seminário estadual

Com a meta de envolver o jovem na discussão das políticas públicas, o governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (Ibiss-CO) realizaram, na manhã de hoje, a abertura oficial do 2º Seminário Estadual da Juventude, no Sest/Senat, em Campo Grande.

A solenidade teve a presença da secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Eloisa Castro Berro; da gerente executiva do Ibiss, Stella Márcia Scandola; do deputado estadual Pedro Teruel, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando a Assembléia Legislativa; do diretor do Sest/Senat, Francisco Luis Fluminhan; da presidente da Associação de Conselhos Tutelares de Mato Grosso do Sul, Vânia Nogueira; do conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Orlando Almeida Filho, e do representante da juventude, Diarlon César Torres.

Segundo a secretária Eloisa Berro, é importante ver o jovem falando de políticas públicas para o jovem, debatendo a cidadania. O Seminário contribui para que eles estejam mais preparados para lutar pela qualidade das políticas públicas e para a vida profissional e pessoal. Falando aos participantes do evento, Eloisa afirmou: “Quem sonha, luta com mais força e nós sonhamos com um Estado melhor”.

Participam do evento 140 adolescentes e jovens dos municípios de Batayporã, Corumbá, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Paranhos, Ponta Porã, Camapuã, Rio Brilhante, Nioaque, Terenos, Itaquiraí, e Campo Grande.

A adolescente de Nova Alvorada do Sul, Andréia de Jesus da Silva, de 17 anos, que participa há dois anos do Programa Agente Jovem, levando informações sobre saúde, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a alunos das escolas do município, considera o seminário importante para adquirir novos conhecimentos e ajudar a mudar a sociedade.

O primeiro seminário foi realizado em setembro do ano passado, também em Campo Grande, como uma preparação para os jovens que também participaram da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente como delegados. Nesta segunda edição, a meta foi envolver o maior número de representantes de segmentos como os indígenas, negros, moradores da zona rural e da periferia, pessoas vivendo com HIV/Aids e grupos organizados de jovens.

A programação vespertina inicia-se, às 14 horas, com a mesa redonda “Políticas Públicas para a Juventude” e terá trabalho em grupo sobre os temas Jovem e Saúde, Jovem e Educação, Jovem e Assistência, Jovem e Políticas de Atendimento e Proteção, O Jovem e o esporte e lazer e Jovem e Primeiro Emprego. O evento encerra-se amanhã, 22 de outubro, às 17 horas, com a apresentação de propostas e encaminhamentos.
 
Agência Popular