21 de outubro de 2004 - 13:42

MS ganha 84 mil hectares e vai assentar mais 5.438 famílias

O governador Zeca do PT foi informado hoje, oficialmente, pelo superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Bonelli, que o Estado tem disponíveis 84,3 mil hectares de terras, o que vai permitir, com outras 17 áreas, o assentamento a curto prazo de 5.438 famílias. Segundo Bonelli, isso garante o cumprimento da meta do governo Zeca e do Incra de assentar 7 mil famílias somente este ano. A área que já está desembaraçada e de posse do Incra corresponde à desapropriação da Fazenda Teijin, de 27.570 hectares, em Nova Andradina, e a aquisição de mais 24.591 da Fazenda Itamarati.

O governador disse que o repasse dessas áreas permite estabelecer “uma grande parceria” para avançar no processo de reforma agrária. O governo do Estado vai disponibilizar recursos do Fundo de Investimento Social (FIS) para obras de infra-estrutura e serviços públicos essenciais, como educação, saúde, água, saneamento, estradas e energia. “A confirmação dessas duas grandes áreas para assentamento é uma grande notícia”, observou o governador, numa referência ao seu efeito imediato para acelerar o processo de reforma agrária e refluir a tensão social.

Segundo Bonelli, o Incra dispõe hoje de 19 áreas para o assentamento das 5.438 famílias já cadastradas pelo órgão. Até agora já foram assentadas 3 mil famílias. Com a previsão de mais 5,4 mil, em função da disponibilidade das áreas da Teijin e Itamarati, não haverá problemas para atingir a meta de 7 mil famílias. Até 2006 a meta é chegar a 22 mil famílias. Outros 18 mil hectares devem ser incorporados em breve ao estoque de terras para reforma agrária em Mato Grosso do Sul.

 

APn