21 de outubro de 2004 - 09:45

Consórcio vai combater ferrugem em lavouras de soja

Harmonizar todas as informações disponíveis acerca do reconhecimento, o controle e o manejo da ferrugem asiática da soja foi o propósito do encontro, segunda e terça-feira, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), que reuniu 50 pesquisadores de diversas unidades. Na ocasião foi criado o Consórcio Antiferrugem. O agricultor vem tendo dificuldade no combate do fungo em função da falta e até do excesso de informações desencontradas, explicou o coordenador do consórcio e agrônomo da Embrapa Soja, Amélio DallAgnol.

O primeiro passo foi a elaboração de um diagnóstico de todos os dados para capacitação, a gravação de uma palestra com informações padrão e a publicação de um manual e fôlderes sobre a ferrugem. Vamos ampliar o número de unidades de alerta nas regiões produtoras que irão permitir o monitorando e o reconhecimento da presença do fungo.

As unidades deverão ser instaladas pelo menos um mês antes do início do plantio. Elas serão implantadas em localidades com diferentes microclimas. No Rio Grande do Sul há unidades nas regiões das Missões, Alto Uruguai, Planalto Médio e Depressão Central.
 
 
Correio do Povo