21 de outubro de 2004 - 09:22

Servidores do Ibama estão reunidos para avaliar greve

Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul fazem nesta manhã assembléia, na sede do órgão em Campo Grande, para discutir os rumos de paralisação da categoria, iniciada em 29 de setembro.
Em carta aberta à população os servidores se dizem indignados com o “descaso” do governo federal com a área ambiental brasileira, “desvalorizando” o quadro profissional do instituto.
Conforme a carta, os servidores fizeram greve nos meses de julho, agosto e novembro de 2003, quando foi assinado acordo com o governo. Mas, segundo a categoria, não foi cumprido.
O Ibama também estaria sob risco de ser desmembrado, como prevê anteprojeto de lei de autoria do Ministério do Meio e Ambiente, que trata das concessões de florestas públicas e da criação do Serviço Florestal Brasileiro.
O que a categoria pede é gratificação fixa de 35%, até novembro de 2005. O benefício seria concedido de forma escalonada, sendo 15% em novembro deste ano, alcançando os 30% em junho e finalizando nos 35% em novembro. A proposta dos servidores prevê, ainda, abono aos aposentados até que a MP (Medida Provisória), com o enquadramento dos inativos, seja aprovada.
 
 
 
Campo Grande News