21 de outubro de 2004 - 07:06

Fidel cai e pode ter quebrado joelho e braço

O presidente de Cuba, Fidel Castro, 78 anos, sofreu uma queda ao término de um ato público na noite desta quarta em Santa Clara. Ele machucou o joelho e, provavelmente, quebrou de um braço.
 
Fidel caiu de uma escada instalada em frente ao Mausoléu de Che, na cidade de Santa Clara, a 276 quilômetros ao leste de Havana. "Para que ninguém especule, tenho uma fratura no joelho e talvez uma no braço. Mas estou inteiro", disse o próprio Fidel, sentado em uma cadeira depois da queda.

Em tom de brincadeira, Castro disse que está interessado em ver as fotos do tombo. "A imprensa internacional registrou isto e certamente estarei nas primeiras páginas dos jornais", disse.

A queda de Fidel Castro ocorreu após o líder cubano pronunciar um discurso de uma hora, durante a cerimônia de formatura do Curso das Escolas de Instrutores de Arte. Ele escorregou ao descer um degrau e caiu no chão, sendo imediatamente socorrido por seus guarda-costas e membros do partido.

O próprio Castro, sentado na cadeira, pediu um microfone e esclareceu o incidente. "Peço perdão por ter caído", disse o líder cubano. Antes de deixar o local, pediu aos organizadores do ato que mantivessem o programa cultural previsto e não suspendessem as atuações.