20 de outubro de 2004 - 18:03

Usina dá fertilizante para plantio de arroz em assentamento

Pelo segundo ano consecutivo a Usina Santa Fé Açúcar e Álcool Ltda, com sede em Nova Alvorada do Sul, vai ajudar os colonos do Assentamento Fortuna, em Rio Brilhante, com o fornecimento de todo fertilizante necessário para o plantio de arroz irrigado no município. Além disso ela garante também comprar, pelo preço de mercado, toda produção 2004/2005, para consumo próprio de seus mais de 1.300 funcionários.

Esta semana a usina assinou um contrato com a Cooperativa União Agropecuária do Assentamento Fortuna – Couaf, firmando esse compromisso que prevê, como forma de pagamento, com a própria produção de grãos. Quase 30 mil quilos de fertilizantes já foram entregues para as 15 famílias que integram o assentamento. Elas vão plantar 257 hectares de arroz irrigado este ano.

Presentes também à solenidade de assinatura do contrato, o superintendente de Política Agrária da Secretaria de Desenvolvimento Agronômico (Idaterra), Adilson Nascimento dos Santos e Hamilton Clóvis de Oliveira, gestor organizacional rural do órgão. Representando a usina Santa Fé, Marcos Veiga Tessari. Os colonos foram representados pelo presidente da cooperativa, Luiz Carlos Muniz. Esteve presente também, representando o Sindicato das Indústrias da Fabricação do Açúcar e do Álcool de Mato Grosso do Sul, Paulo Aurlélio Arruda de Vasconcelos.

O presidente da Couaf, Luiz Carlos Muniz enalteceu a iniciativa da usina que é de grande ajuda para os colonos. Ele explicou que os fertilizantes são fornecidos a custos abaixo do mercado. A garantia de aquisição da produção excedente a preços de mercado também é uma forma da usina ajudar os colonos, estimulando-os a plantar cada vez mais.

O fornecimento de fertilizantes no ano passado foi feito através de uma parceria entre as usinas Santa Fé e Santa Olinda S/A Açúcar e Álcool. Este ano, somente pela primeira.

Os colonos plantaram, no ano passado, 170 hectares de arroz irrigado e colheram, em média, 10 sacas por hectare, proporcionando uma renda líquida de R$ 289 mil, para 10 colonos que participaram do projeto. Este ano o número de colonos subiu para 15 e a área de plantio também subiu para 257 hectares.

Marcos Tessari, representante da usina Santa Fé, explicou que é política da empresa sempre dar ênfase ao social, participando das atividades econômicas e sociais da sociedade, principalmente na região onde atua. A usina desenvolve, em Nova Alvorada do Sul, vários projetos de ajuda à comunidade, além de proporcionar a fomentação da economia local e ajudar o município com o recolhimento de significativas parcelas de tributos.
 
 
Agência Popular